registro de equipamentos médicos na anvisa

Registro de equipamentos médicos na Anvisa: guia completo para hospitais e clínicas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Em uma pesquisa realizada recentemente pela Rentsy com clínicas e hospitais de todo o Brasil, observamos que um dos principais critérios para a decisão de compra ou aluguel de um equipamento hospitalar é ter o registro válido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mas, apesar de ser uma preocupação para as instituições de saúde, nem todos sabem exatamente o que significa o registro de equipamentos médicos na Anvisa, nem no que implica usar ou comercializar produtos que não tenham esta certificação válida.

O registro de equipamentos médicos na Anvisa significa que o órgão fez os testes, análise e documentação necessários para provar que aqueles produtos foram fabricados levando em conta a segurança dos envolvidos em sua utilização. Quando a entidade aprova o registro de um produto no país, é uma garantia de que ele não será nocivo aos pacientes e profissionais da saúde quando utilizado, limitando-se aos danos já previstos por sua natureza — como, por exemplo, é o caso dos aparelhos que utilizam radiação ionizante.

Mais do que verificar se os seus equipamentos estão registrados, é importante entender se eles ainda estão válidos. Isso porque a validade costuma ser de 10 anos e depois deste período, a responsável pelo registro — que normalmente é a empresa fabricante — precisa entrar com um processo para revalidá-lo.

O ponto positivo é que é possível visualizar todas essas informações no portal da Anvisa. Para ensiná-lo o passo a passo de como pesquisar o registro de equipamentos médicos na Anvisa, as possíveis consequências de utilizar produtos sem registro válido, dentre outros pontos, conversamos com o engenheiro clínico Thiago Roberto Goularte e montamos um material completo que pode ser acessado gratuitamente. Nele, será possível entender: 

  1. Como é o processo de registro de um equipamento hospitalar 
  2. Quais são as classificações de risco
  3. Como consultar o registro de equipamentos médicos na Anvisa (passo a passo)
  4. Consequências de vender ou utilizar um equipamento sem registro ou com registro vencido

Se após o material ainda existirem dúvidas sobre este processo, deixe seu comentário que tentaremos ajudá-lo!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
View all comments