A aquisição de equipamentos médicos ainda é um desafio. Faltam informações online quanto às especificações e onde é possível encontrar determinados aparelhos; normalmente levam-se dias para conseguir uma cotação e, mesmo depois de escolhidos marca e modelo, em grande parte das vezes é necessário realizar um financiamento — alguns dispositivos chegam a custar milhões de reais. Para simplificar esse processo, atualmente empresas têm oferecido a opção de locação de equipamentos hospitalares.
Existem diversas formas de se ofertar a locação de equipamentos hospitalares. A Rentsy, por exemplo, trabalha com dois modelos: aluguel de aparelhos novos e seminovos. Cada um deles traz vantagens diferentes, mas o que há em comum entre todos é que pela plataforma é possível consultar as especificações, valores e registro na Anvisa de todos os produtos anunciados.
Conheça os principais benefícios da locação de equipamentos hospitalares:
Em uma pesquisa realizada pela Rentsy com engenheiros clínicos, médicos e administradores de 65 hospitais e clínicas de todas as regiões do Brasil, aproximadamente 70% dos respondentes afirmaram que alugariam um equipamento médico. Porém, o modelo de locação desejado varia de acordo com o perfil de cada um: alguns optariam pelo aluguel para economizar; outros, chegariam a pagar o mesmo que uma parcela de compra, desde que mais serviços estivessem inclusos, como a assistência técnica garantida.
Entenda alguns motivos que fazem a locação de equipamentos hospitalares ser cada vez mais desejada entre os estabelecimentos de saúde do Brasil:
Manutenção das linhas de crédito e atualização da tecnologia
Optar pela locação de equipamentos hospitalares é uma forma de manter a liquidez do estabelecimento e manter as linhas de créditos intactas para outros investimentos. Algumas dessas máquinas tornam-se obsoletas no curto prazo e, com o aluguel, é possível substituí-las sem grandes custos.
No caso dos aluguéis de equipamentos novos pela Rentsy, após o período de locação acordado em contrato, o locatário pode optar por renovar o aluguel com descontos que podem chegar a 80% no valor das mensalidades ou substituir o aparelho por uma versão mais atualizada, na maioria das vezes por um adicional muito pequeno no valor pago anteriormente.
Melhores condições financeiras
Diferentemente de um financiamento bancário, na locação de equipamentos hospitalares as parcelas são fixas, você pagará o que foi acordado com o fornecedor do início ao fim do período de aluguel. Além disso, empresas de lucro real podem ter dedução no imposto de renda, sendo os valores ainda mais consideráveis quando os equipamentos locados forem para sua atividade fim.
Assistência técnica garantida
Ainda na pesquisa realizada pela Rentsy, quase 30% das pessoas afirmaram que alugariam um equipamento por conta da assistência técnica vinculada. De fato, em praticamente todos os contratos de locação de equipamentos hospitalares a assistência técnica está incluída, sem custos adicionais às clínicas e hospitais. No caso do aluguel de dispositivos médicos seminovos, é comum ter contrato de manutenção durante todo o tempo de prestação do serviço.
Já para equipamentos novos, há assistência no período de garantia (que costuma variar entre 12 e 24 meses), mas com possibilidade de contratar um seguro que cobre inclusive danos por uso inadequado. Além disso, o cliente estará segurado contra roubo, furto, saque, raio, curto-circuito, vandalismo, incêndio, água e motivos de força maior.
Redução do lixo eletrônico
O lixo eletrônico é um dos grandes agressores ao meio ambiente. De acordo com reportagem publicada pela revista Galileu, a estimativa é que sejam descartados em média 6,7 quilos de lixo eletrônico para cada habitante do planeta. O Brasil é o sétimo maior produtor deste tipo de lixo no mundo, com 1,5 mil toneladas por ano. Por isso, é preciso encontrar alternativas para reduzir a obsolescência dos equipamentos e, consequentemente, o descarte de dispositivos eletrônicos. Fazer retornar ao mercado equipamentos médicos usados, em boas condições de uso, contribui com esta causa — aumentamos a vida útil deles, evitamos um descarte precoce e reduzimos o lixo eletrônico.
Locação de equipamentos hospitalares novos x aluguel de seminovos
Como você deve ter percebido, apesar de a locação de equipamentos hospitalares ser uma boa opção para acessar equipamentos novos e seminovos, há algumas diferenças entre essas duas modalidades.
A primeira grande diferença se dá no tempo de aluguel. No caso do aluguel de equipamentos hospitalares seminovos, o mais comum é encontrar opções de locação a partir de seis meses. Já para equipamentos novos, o tempo mínimo é, na maioria das vezes, 12 meses. O prazo máximo para um contrato inicial costuma ser de 72 meses, sempre com possibilidade de ser estendido — desde que o aparelho ainda esteja com registro válido na Anvisa.
Outra diferença é no valor das mensalidades. O aluguel de dispositivos médicos seminovos costuma ser uma boa opção para quem quer economizar na aquisição desses bens, visto que possuem parcelas consideravelmente mais baixas do que as de um financiamento. Por outro lado, a locação de equipamentos novos é ideal para clínicas e hospitais que queiram manter o seu parque tecnológico sempre atualizado.
Aluguel de equipamentos hospitalares na Rentsy
A Rentsy é um marketplace de locação de equipamentos hospitalares e por isso conta com fornecedores dos mais diversos segmentos, marcas e modelos. Isso significa que você pode alugar desde bombas de infusão até microscópios para cirurgia oftalmológica pela plataforma. Também por esse motivo, além de contar com os aparelhos anunciados no site, a Rentsy consegue encontrar opções de locação para qualquer demanda de equipamentos hospitalares.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre o processo de locação de equipamentos hospitalares, fale conosco! Deixe seu comentário ou nos acione pelo WhatsApp.
Até a próxima leitura!