empresas de equipamentos hospitalares

Marketplace de empresas de equipamentos hospitalares: entenda como funciona

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Se você já acessou plataformas como Mercado Livre e OLX, já conhece um marketplace. Neste modelo de negócios, diversas empresas podem anunciar os seus produtos, investindo em mais um canal de aquisição de clientes. O marketplace, por sua vez, costuma cobrar taxas pelos anúncios e/ou comissões pelas vendas realizadas por meio dele. Já existem, inclusive, marketplaces que reúnem empresas de equipamentos hospitalares.                                     

Boa parte dos e-commerces tem virado marketplace. Até mesmo lojas tradicionais, como Magazine Luiza e Americanas, já atuam neste formato, abrindo caminhos para outros fornecedores venderem por meio de seu site e aplicativo. E isso é vantajoso para todos os envolvidos: aos anunciantes, que ampliam a visibilidade de seus produtos e serviços; aos marketplaces, que aumentam o portfólio e têm mais uma fonte de receita; e ao consumidor final, que por sua vez tem uma disponibilidade maior de ofertas online e conta com a curadoria de empresas já conhecidas para comprarem com maior segurança de fornecedores menores.

O sucesso dos marketplaces abriu caminhos também para plataformas mais nichadas neste formato, como o iFood, para delivery de comida, e o AirBnb, para hospedagens. E, assim como isso funcionou muito bem para o público final, também surgiram opções B2B, como o Alluagro, voltado para máquinas e implementos agrícolas, e o Alugalogo, focado em aluguel de equipamentos para a indústria. 

No caso de dispositivos médicos, não é diferente. Existem também plataformas que reúnem ofertas de diversas empresas de equipamentos hospitalares, como é o caso da Rentsy, especializada na locação desses aparelhos.

Como funciona um marketplace com empresas de equipamentos hospitalares?

Um marketplace de equipamentos médicos tem os seguintes objetivos: 

  • Facilitar que clínicas e hospitais encontrem os equipamentos que precisam;
  • Direcionar os anúncios das empresas de equipamentos hospitalares a um público qualificado, que está buscando por aqueles produtos. 

 No setor da saúde, é ainda mais interessante termos marketplaces porque, de forma geral, ainda é uma área pouco digital. Não é uma tarefa fácil encontrar o equipamento desejado em uma busca no Google. Boa parte da geração de demanda por meio das empresas do segmento ainda é feita com viagens e visitas às instituições de saúde. Por outro lado, quando uma clínica ou hospital precisa de um aparelho, normalmente tem que recorrer aos representantes já conhecidos. 

Ter uma presença digital significa mais um canal de aquisição de clientes. Segundo levantamento da consultoria McKinsey, em 2020 o e-commerce representou 62% das receitas das empresas B2B no Brasil. Ao investir em anunciar os produtos online, tendo todo o cuidado com a segurança e SEO (Search Engine Optimization), as empresas de equipamentos hospitalares podem atrair o público-alvo já interessado em adquirir essas máquinas.

Por que investir na locação de equipamentos hospitalares? 

A modalidade de aluguel já é ofertada por algumas empresas de equipamentos hospitalares e é o foco da Rentsy. Para as empresas, é mais uma modalidade de negócios e uma forma de comercializar seus equipamentos seminovos. 

Na Rentsy, trabalhamos com duas formas de locação de equipamentos hospitalares: 

  • Aluguel de equipamentos hospitalares novos 

Ideal para quem quer investir em locações de longos períodos — costuma variar entre 12 e 60 meses. Também é a melhor opção para quem quer sempre oferecer tecnologia de ponta, mantendo suas linhas de crédito intactas com os bancos para realizar outros investimentos. 

  • Locação de equipamentos hospitalares seminovos

Para a locação de equipamentos usados, é possível trabalhar também com períodos de locação mais curtos, normalmente de no mínimo 6 meses. É a melhor alternativa para quem quer economizar ou testar um novo serviço antes de investir na aquisição dosaparelhos. Além de poderem alugar um equipamento pela plataforma, as clínicas e hospitais também podem anunciar gratuitamente seus aparelhos seminovos que não estão mais em uso para locação. E a Rentsy fica responsável pelos contratos e a logística.

Se você ainda tem dúvidas de como funciona um marketplace de equipamentos hospitalares ou quer saber mais sobre o aluguel desses aparelhos, fale conosco

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
View all comments