Por que é vantajoso investir em contrato de manutenção de equipamentos hospitalares?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Não é incomum que aparelhos médicos apresentem problemas técnicos. Esses equipamentos têm diversas particularidades e normalmente são manuseados por muitas pessoas, o que aumenta o risco de danos. Dependendo do tamanho da clínica ou hospital, é necessário acionar um técnico diversas vezes durante o mês. Cada visita representa um custo alto para o estabelecimento de saúde, visto que a assistência técnica de aparelhos médicos é um trabalho extremamente especializado. Por isso, na maior parte das vezes, vale a pena investir em um contrato de manutenção de equipamentos hospitalares com pagamento mensal e garantir o bom funcionamento do seu parque tecnológico.

Se 57,6% das clínicas e hospitais estão insatisfeitos com o valor individual das manutenções de equipamentos hospitalares no Brasil, 48,5% consideram alto o tempo para atendimento do chamado. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Rentsy com mais de 60 respondentes de todas as regiões brasileiras. Ou seja, os estabelecimentos de saúde ficam com os equipamentos parados por um tempo considerável até a manutenção, o que pode representar uma redução de receita para as clínicas e hospitais e demora no agendamento de exames e/ou procedimentos, causando a insatisfação dos pacientes.  

Como funciona um contrato de manutenção de equipamentos hospitalares? 

A maior parte dos fornecedores oferece contratos de manutenção por aparelhos. Assim, é pago um valor mensal durante o tempo estipulado no contrato para que se faça a manutenção de determinado equipamento. 

Algumas empresas estão inovando e oferecendo um pacote de horas mensais para vários equipamentos. Isso porque é difícil um mesmo equipamento apresentar problemas pouco tempo após a manutenção. Então, a opção de fazer um contrato por horas — e não por equipamento — permite que elas sejam alocadas nos serviços necessários no parque tecnológico daquele estabelecimento de saúde.

Outra vantagem que pode estar prevista em contrato é o tempo para atendimento de chamados. Dessa forma, existe a garantia de que um técnico se deslocará para o conserto do aparelho no intervalo de tempo acordado previamente. Também é interessante prever na documentação que serão realizadas manutenções preventivas, e não apenas corretivas.

Ter um único fornecedor de assistência técnica ainda possibilita outras comodidades, como o registro e acompanhamento do histórico de manutenções dos equipamentos em uma ferramenta tecnológica. Na Rentsy, esse sistema é oferecido gratuitamente aos clientes.

Se você ainda tem dúvidas quanto às vantagens de investir em contrato de manutenção de equipamentos hospitalares, envie para a nossa equipe nos comentários ou em nosso WhatsApp. Nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo! 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
View all comments